×
flag of Mexico

Brasil e México Anunciam Adoção Recíproca de e-Visas

Em um movimento significativo para fortalecer as relações bilaterais, o Brasil e o México anunciaram a adoção recíproca de um sistema de vistos eletrônicos. Este anúncio foi feito após a assinatura de acordos na 5ª reunião da Comissão Binacional Brasil-México, durante a recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao México.

O novo sistema permitirá que cidadãos brasileiros e mexicanos solicitem vistos de visitante para fins de turismo e negócios em ambos os países, de maneira rápida, segura e sem a necessidade de visitar um consulado pessoalmente. A adoção recíproca de e-visas é vista como um passo importante para facilitar o movimento seguro, ordenado e regular de seus cidadãos entre os dois países.

Atualmente, os nacionais mexicanos são isentos de visto ao entrar no Brasil para turismo ou negócios por até 90 dias (com uma extensão disponível por mais 90 dias). Os brasileiros, por outro lado, precisam obter um visto de visitante consular para viajar ao México para turismo ou negócios (a menos que sejam isentos se possuírem um visto elegível ou status de imigração do Canadá, Japão, países Schengen, Reino Unido e Estados Unidos, entre outros).

Em dezembro de 2021, o governo do México revogou a isenção de visto para os nacionais do Brasil, mas permitiu que aqueles que entrassem por via aérea solicitassem um e-Visa em vez de um visto de visitante consular. No entanto, em agosto de 2022, o governo revogou a opção de e-Visa para os nacionais brasileiros para um melhor controle da migração irregular.

Com a implementação do novo sistema de e-visas, espera-se que a viagem entre os dois países se torne mais acessível e conveniente para os cidadãos de ambos os países. Mais detalhes sobre o novo sistema de e-visas serão anunciados nos próximos meses.

Este anúncio é um passo significativo em direção ao objetivo compartilhado de retomar gradualmente o Acordo de Isenção de Vistos entre o Brasil e o México. Fique atento para mais atualizações sobre este desenvolvimento importante.

Quando o E-visa entre Brasil e México será implementado?

O Brasil e o México concordaram em estabelecer um sistema recíproco de vistos eletrônicos nos próximos meses. No entanto, uma data específica para a implementação dessa medida não foi mencionada. Mais detalhes sobre o novo sistema de e-visas, incluindo a data de implementação, devem ser anunciados em breve pelos governos de ambos os países.

A Força do Passaporte Brasileiro

Atualmente, os portadores de passaportes brasileiros podem entrar em um total de 167 destinos sem a necessidade de um visto prévio, seja através de entrada sem visto, obtenção de visto na chegada ou através de uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA). Isso coloca o passaporte brasileiro na 22ª posição no ranking mundial de passaportes.

A capacidade de viajar para um grande número de países sem a necessidade de um visto é uma grande vantagem para os cidadãos brasileiros. Isso não apenas facilita as viagens de lazer, mas também abre oportunidades para negócios internacionais, estudos e outras formas de intercâmbio cultural. Além disso, a facilidade de viagem pode ser um fator importante para empresas e indivíduos ao tomar decisões sobre onde se estabelecer ou investir. Portanto, a força do passaporte brasileiro contribui para a posição do Brasil no cenário global.

Falamos aqui sobre a atualização do ranking dos passaportes.